O Bom Sabor da Serra | Quinta da Extrema Reserva Tinto Douro 2018
Utilizamos cookies para dar uma melhor experiência e eficiência de navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Entendi
Por favor aguarde
Quinta da Extrema Reserva Tinto Douro 2018
12,66 €

Tem como base as duas castas mais importantes do Douro, a Touriga Nacional e a Touriga Franca. Com principal foco na fruta e num perfil floral, procuramos através da maceração muito suave e de pouca duração, fazer um vinho que tenha taninos delicados e com muita redondez na boca. Vindima manual.

Ano de Colheita: 2018

Município responsável pela adesão do produtor:
Figueira de Castelo Rodrigo.



Descrição

Ano Vitícola
Está entre os 4 anos mais secos desde 1931, sendo o 2º mais quente desde esse ano. A elevada evapotranspiração resultante e a baixa disponibilidade hídrica resultou em elevadíssimo stress hídrico a partir de Maio até ao final da vindima. A vinha esteve adiantada no seu ciclo cerca de 15 dias em relação ao normal. Não existiram ocorrências de doenças fúngicas e a floração e nascença foram favoráveis. O resultado do stress hídrico nas plantas, levou a um crescimento vegetativo limitado, o que teve como consequência maturações deficientes sobretudo em encostas com exposição sul. A vindima foi precoce, com produções muito baixas e bagos pequenos. O resultado são vinhos concentrados e com acidez mediana. Os brancos serão muito exuberantes no aroma, enquanto os tintos serão opulentos e mais taninosos.

Notas de Prova
Fruta preta e fresca, muito evidente no nariz. Na boca, a entrada é suave sem grandes sobressaltos, fazendo com que a prova seja agradável e vá em crescendo.

Vinificação e Estágio
Fermentação em inox, precedido de estágio em barricas novas e usadas de carvalho francês durante 12 meses.

Sugestão de Serviço
Deve ser consumido à temperatura de 16 e 18°C.


Características

Solo
Transição entre xisto e granito

Castas
Touriga Franca 40%
Touriga Nacional 30%
Vinha Velha 20%
Tinta Francisca 10%


Comentários

Relacionados

Veja Também